Email marketing é uma super ferramenta para que você mantenha relacionamento com seus clientes e os mantenha atualizados sobre novidades, promoções, eventos e toda sorte de informações que julgue importante para eles.
Entretanto, você não pode perder de vista as boas práticas na execução de uma campanha de email marketing, sob pena de seus clientes passarem a não mais se interessar por receber suas notificações ou mesmo de desconsiderar seu pequeno & notável meio de hospedagem quando visitar novamente o destino.
Além disso, você pode perder aquele potencial alvo que nunca chegou a ser seu cliente, mas que se deparou com uma série de mensagens suas no lixo eletrônico, sem que ele ao menos saiba como você conseguiu o endereço de email.
Pensando em ajudar empresas a utilizar campanhas de email marketing de maneira ética, pertinente e responsável uma série de associações representativas do setor de marketing e de outros setores se juntaram para criar um código de autorregulamentação para a prática de email marketing.
Neste código, que foi elaborado, dentre outras, pela Associação Brasileira de Marketing Direto - ABEMD, a Associação Brasileira das Agências Digitais - ABRADI, a Associação Brasileira dos Provedores de Internet - ABRANET, e da Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente - ABRAREC, é importante destacar o item 3, que apresenta os requisitos de um email marketing ético. Dentre os requisitos merecem destaque:
O rementente deverá enviar a mensagem a partir de endereço com domínio próprio, por exemplo, atendimento@pousadatal.com.br;
O campo assunto deve estabelecer uma mensagem clara, que identifique do que se trata o conteúdo do email marketing;
O remetente deve disponibilizar ao destinatário uma ferramenta de descadastramento e informar o prazo de remoção do endereço de email da base de dados.
O corpo da mensagem deverá conter, além da identificação do Remetente, recurso que possibilite o descadrastamento (Opt-out), sendo que este recurso deverá ser apresentado na forma de link para descadrastamento e pelo menos mais uma alternativa de contato para a mesma finalidade, a critério do Remetente, desvinculada de qualquer link passível de utilização pelo usuário.
Exemplo:
[Nome do Remetente]
Você está recebendo este e-mail porque se cadastrou ou tem relacionamento com a (o) [nome do Remetente] através do endereço eletrônico: [destinatario@exemplo.com.br] Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento aqui. Se preferir, entre em contato através do(a) telefone, email, fax, sms, carta ou qualquer outra forma disponibilizada para descadastramento.
Visite o sítio da ABEMD e conheça o código na íntegra.
Ajude-nos a construir este canal de comunicação e disseminação de informações sobre o desafio diário de gerenciar pequenos & notáveis meios de hospedagem.
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