quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Exemplo de programa de responsabilidade social


No turismo solidário a idéia central é empreender ações no sentido de congregar pessoas físicas e/ou jurídicas dispostas a conhecer de perto a realidade de famílias e comunidades que vivem em determinado destino turístico, com o objetivo de colaborar para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento humano e social comunitário.

É a partir deste conceito, que uma operadora de receptivo de um dos mais interessantes destinos ecoturístico do Brasil, desenvolve um programa exemplar de responsabilidade social. A Travessia Ecoturismo, localizada na Chapada dos Veadeiros, já executou, desde 2005, em parceria com empresas estrangeiras e brasileiras uma série de 16 ações, que somadas impactam .

As boas práticas desenvolvidas pela Travessia não são somente um exemplo para operadores de receptivo, mas podem certamente ser desenvolvida por pequenos meios de hospedagem individualmente ou em parceria com outras empresas do destino, inclusive operadoras de receptivo, equipamentos gastronômicos, atrativos turísticos, transportadoras, entre outros.

As ações da Travessia foram, principalmente, reformas de escolas e postos de saúde encontrados em vilarejos localizados em locais remotos da Chapada dos Veadeiros, mas também ajudaram associações locais a desenvolver planejamento estratégico.

A seguir estão listadas as ações mais interessantes que a empresa desenvolveu com seus parceiros. Essas ações, para além da responsabilidade que os empresários consideram fundamental, também gera mídia espontânea e credibilidade para a empresa junto a seus clientes interessados em comprar produtos e serviços de empresas responsáveis e com ações práticas . Boa parte das ações foram patrocinadas, a partir de parceria da operadora com operadoras emissivas especialistas em projetos dessa natureza.

Reforma das escolas Veredas, do Sertão, de Lages, do Engenho, do Forte, São Domigos, em parceria com a Cancer Research UK Bob Moore Fund.

Planejamento Estratégico da Associação de Condutores de Visitantes da Chapada dos Veadeiros ACVCV e da Associação Kalunga - HSBC e Next Generation

Projeto de sinalização turística (em inglês) do centro de visitantes do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Austin College Texas

Construção de posto de saúde no Engenho no Território Kalunga - Simply Health

Equipagem do posto de saúde no Engenho no Território Kalunga e doação de materiais escolares e parquinho para a Escola Veredas- Venturas & Aventuras

Ajude-nos a construir este canal de comunicação e disseminação de informações sobre o desafio diário de gerenciar pequenos & notáveis meios de hospedagem.

Poste um comentário, siga-nos no Twitter e seja nosso amigo no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário