sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Você precisa de que tipo de inovação?

Há cerca de dez dias publicamos um post inspirado em um artigo da série de melhores da Escola de Negócios de Harvard, que trata sobre a inovação. Esse artigo intitulado Implementando a Inovação, tratava entre outras coisas sobre a importância de entender que tipo de processo de inovação você precisa para lidar com certa situação.
Segundo os autores desse artigo, é preciso estabelecer as diferenças entre uma idéia que objetiva melhorar um determinado aspecto do seu pacote de serviços e outra que propõe um novo aspecto do seu pacote de serviços. A primeira é chamada de incremental, porque melhora ou incrementa o serviço. A segunda é chamada arquitetural, porque inclui um novo aspecto na estrutura do seu pacote de serviços.

As idéias incrementais tendem a ser mais pragmáticas, geralmente possuem um menor risco e são menos complexas para operacionalizar, ao contrario das arquiteturais. Por isso é importante estabelecer processos diferentes de inovação, embora utilizando a mesma equipe, para que se compreenda a importância das duas.

Nem tão importante assim
Adriano Lima, consultor em inovação e solução de problemas, de outro lado, acredita que "as empresas gastam um tempão (inútil) brigando para classificar coisas como inovações ou melhorias. Pura perda de tempo. No lugar de focar no resultado acabam se perdendo em muito ao detalhamento burocrático do processo."

De toda forma, Adriano considera que pensar que uma empresa precisa investir em todo e qualquer tipo de inovação está errado. É preciso definir um foco, que pode estar em:

1. inovação em gestão: como gerenciar os recursos da empresa;
2. inovação no modelo de negócios: como vender;
3. inovação nas ofertas de produtos e serviços: o que vamos vender;
4. inovação na operação: como vamos trabalhar.

Depois de definido o foco, é preciso entender que tipo de inovação é essa:

1. novo para uma área/departamento/unidade;
2. novo para a empresa;
3. novo no setor que a empresa atua;
4. novo no mercado.

Utilizando um exemplo já abordado em nosso post anterior, decidir servir almoço ou jantar em seu pequeno & notável meio de hospedagem é uma inovação na oferta de produtos e serviços e é ao mesmo tempo novo para a empresa, é novo em um departamento (alimentos e bebidas) e provavelmente novo no mercado, se você se concentrar sua análise no mercado do seu destino, em que não há outros PMHs fazendo o mesmo.

Se de outro lado, você já tem um restaurante associado ao seu PMH, mas vai implantar somente agora um sistema de reservas para ele, quando você já o possui para o serviço de hospedagem, isso quer dizer que você está fazendo uma inovação na operação que é uma novidade para um departamento da empresa.

Interessante pensar sobre essas questões, concorda?

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