segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Melhores práticas - Gestão de consumo de energia


2011 começou. E este é o primeiro artigo do ano no blog dos Pequenos & Notáveis. Por isso mesmo gastamos boas horas pensando sobre o tema que escolheríamos para abrir o ano.

Mas antes mesmo de começar a mergulhar em nossas fontes de pesquisa, navegar pela Internet e debater sobre o tema, tínhamos algumas idéia claras em mente: o artigo deveria tratar de questões positivas, mostrar caminhos já percorridos por outros empreendimentos e promover práticas que podem facilmente ser adotadas por pequenos & notáveis meios de hospedagem brasileiros, independentemente de sua capacidade de investimento, quantidade de funcionários, destino em que está localizado ou qualquer outra particularidade.


Finalmente concluímos que não poderíamos explorar todas as boas prática em apenas um artigo, e resolvemos então fazermos uma semana de artigos, inclusive porque 2011 é o Ano Internacional das Florestas. 

Vamos tratar primeiramente da gestão do consumo de energia, no sentido de apresentar soluções práticas, algumas simples outras mais complexas de como diminuir o consumo de energia, e em conseqüência diminuir os custos operacionais do negócio, tornar o negócio mais sustentável ambientalmente e atingir as expectativas dos hóspedes nesse sentido.

ILUMINAÇÃO
1. Troque suas lâmpadas para as de luz branca que consomem menos energia.
2. Use sensores ou timers em áreas com pouca freqüência de uso à noite, como áreas de passeio e descanso nos jardins, estacionamento, etc.
3. Eduque sua equipe a apagar as luzes quando os quartos não estiverem ocupados, ou instale equipamentos que desliga automaticamente o suprimento de energia (quando tiver os recursos financeiros necessários).

CLIMATIZAÇÃO
1. Eduque sua equipe a desligar sistemas de refrigeração ou calefação quando os quartos não estiverem ocupados.
2. Eduque sua equipe a fechar as cortinas, especialmente no verão, quando os quartos não estiverem ocupados, o que diminui a incidência de calor, e em conseqüência o consumo dos sistemas de refrigeração quando os hóspedes retornarem.
3. Instale filmes plásticos escuros (insulfilm) nas janelas para diminuir a incidência de calor nas UHs, o que em conseqüência diminuirá o consumo dos sistemas de refrigeração.
4. Instale jardins verticais nas paredes de fora das UHs o que diminuirá a incidência de calor, e em conseqüência de consumo de energia de refrigeração em até 5%.
5. Observe e melhore pontos de vedação para que não deixem escapar o esforço de seus equipamentos de refrigeração ou calefação.
6. Substitua a pintura de telhados e lajes por cores claras, as quais aumentam a reflexão dos raios solares, e em conseqüência diminuem a incidência de calor.

EQUIPAMENTOS
1. Na próxima vez em que for promover a troca de seus equipamentos eletrodomésticos e eletrônicos procure pelo selo do PROCEL do INMETRO que identifica aqueles que são mais eficientes no consumo de energia.
2. Eduque sua equipe a desligar equipamentos eletrônicos da tomada quando não estiverem sendo usados. Equipamentos desligados mas ligados à tomada consomem cerca de 15% da energia que consumiriam se estivesse ligados.

SISTEMA DE GESTÃO
1. Monitore, documente e analise o consumo de energia no intuito de observar excessos e possíveis problemas em equipamentos e sistemas.
2. Crie um programa de incentivo à sua equipe para que implementem os procedimentos de gestão de consumo de energia, com metas claras e premiações evolutivas.
3. Consulte seus colegas empresários sobre suas taxas de consumo de energia e faça comparações com as suas.
4. Peça para a companhia responsável pelo suprimento de energia elétrica em seu destino para fazer uma auditoria do seu consumo.

MELHORES PRÁTICAS NA PRÁTICA
Finca Rosa Blanca Country Inn em Santa Bárbara de Heredia na Costa Rica, do seleto grupo meios de hospedagem a atingir o mais alto nível de certificação em turismo sustentável no pais, chamado de “cinco folhas”.
1. Como não há energia elétrica disponível no local a arquitetura maximiza a utilização de iluminação natural.
2. Sistema solar de aquecimento de água.
3. Toda a iluminação tem manutenção controlada e é feita com lâmpadas de baixo consumo de energia.
4. Equipe é treinada para minimizar o consumo de energia.

Campi ya Kanzi no Quênia, operado em sociedade por uma empresa privada e um grupo Maasai
1. Toda a fonte de energia é renovável a partir de painéis solares (fotovoltaicos)
2. Toda a climatização é natural, portanto não há ar condicionado.
3. Toda a iluminação é natural, à exceção de lanternas com baterias recarregáveis para a noite.

“Desde o começo de nosso projeto, sempre tivemos em mente um importante objetivo em mente: deixar o menor rastro de nossa existência, tanto quanto fosse possível.” Glen Jampol – proprietário do Finca Rosa Blanca Country Inn

Um comentário:

  1. Bom dia pessoal, lendo este artigo, sugiro que vejam este video: http://www.youtube.com/watch?v=hDKjpE-yW3k

    ResponderExcluir