quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Melhores práticas - Gestão de resíduos sólidos

Como sugere a foto e confirma o título, vamos tratar hoje sobre gestão ou gerenciamento de resíduos sólidos, continuando, portanto, a semana das melhores práticas na gestão da sustentabilidade em pequenos meios de hospedagem.


INSUMOS E PRODUTOS


1. Sempre que possível compre
a granel alimentos e amenidades (ex: xampu, sabonete e cremes hidratantes em embalagens com refil) .
2. Quando for comprar produtos embalados, opte por aqueles armazenados em grande volume.
3. Recuse a compra de insumos e produtos com embalagens complexas e desnecessárias.
4. Na próxima reforma ou ampliação use tinta, verniz e revestimento natural.

EQUIPAMENTOS

1. Instale coletores seletivos nas UHs ou espalhados pelas áreas comuns do empreendimento, inclusive próximos as UHs.
2. Construa ou destina instalações adequadas e bem desenhadas para armazenamento e separação de resíduos para reciclagem e reuso.

EDUCAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

1. Informe seus hóspedes sobre os itens que você recicla ou reusa.
2. Informe seus hóspedes sobre as estatísticas dos seus processos de reciclagem e reuso.
3. Eduque sua equipe sobre a importância da gestão de resíduos sólidos e do impacto causado por processo ineficiente.

REUSO, RACIONALIZAÇÃO E REAPROVEITAMENTO

1. Verifique a possibilidade de diminuir os documentos que necessariamente precisam ser impressos (ex: faturas, boletos bancários e comprovantes de pagamento, documentos de sistemas de gestão, etc.).


SISTEMA DE GESTÃO

1. Monitore, documente e analise a quantidade de resíduos sólidos gerados no intuito de observar eventuais excessos e identificar alternativas.
2. Pesquise alternativas para os procedimentos adotados por você em livros, jornais e revistas especializados, sítios eletrônicos, etc.
3. Consulte seus colegas empresários sobre seus procedimentos em termos de gestão de resíduos sólidos.
4. Estabeleça parcerias com outros empreendimentos e com a comunidade para desenvolver um programa de reciclagem amplo.

MELHORES PRÁTICAS NA PRÁTICA

Finca Rosa Blanca Country Inn em Santa Bárbara de Heredia na Costa Rica,
do seleto grupo de meios de hospedagem a atingir o mais alto nível de certificação em turismo sustentável no país, chamado de “cinco folhas”.
1. Hóspedes visitam a hortas orgânicas ou "casas verdes" e as elaboradas instalações de reciclagem, compostagem e vermicultura.
2. Produtos de limpeza são biodegradáveis.
3. Evita utilizar fertilizantes, pesticidas e herbicidas não orgânicos.
4. Resíduos orgânicos são utilizados como fertilizantes de duas maneiras: (1) diretamente na plantação de café (que recebeu selo de sustentabilidade) e na hora orgânica; (2) nos processos de compostagem e vermicultura.
5. São reciclados plásticos e vidros, garrafas, papelão, alguns tipos de metais e jornais.
6. Todos os quartos possuem recipientes para materiais recicláveis.

Campi ya Kanzi no Quênia, operado em sociedade por um casal de italianos e um grupo Maasai
1. Resíduos orgânicos são compostados e utilizados na horta orgânica.
2. Produtos de limpeza são biodegradáveis.
3. Sabão é feito a partir de ingredientes locais.

FONTE: para o artigo de hoje utilizamos  “as soluções sustentáveis para hotéis verdes” do sítio eletrônico Global Stewards e um estudo do Banco Mundial que explora as oportunidades para implantação e operação de ecolodge, e ainda um estudo da Sociedade Internacional para o Ecoturismo (The International Ecotourism society) intitulado Diretrizes Internacionais para Ecolodges.

2 comentários:

  1. como educar e sensibilizar as pessoas,para a coleta ou separação do lixo. para mim,deveria tornar-se Lei, criada pelos nossos Governantes, Uma materia no curriculo es colar meio Ambiente. sim para que nossas Crianças fossem as primeiras a emcampar esta bandeira, que nos adultos ate hoje não aprendemos,comtodas estas tragedias que a Natureza nos devolve em grandes devastações.quando nos vamos enxergar que a latinha de Refrigerante que nos jogamos na rua o Pet a Sacola plastica e outros, trancarão as bocas de lobo e valões e os arroios encherrão e as aguas irão para dentro de nossas residencias. VEJAMOS, o ex. do JAPÃO, Ninguem joga nada na rua, cada um leva seu lixo para casa e separa por tipo de lixo. Vamos acordar povo Brasileiro, Trabalhador,Hospitaleiro e muitas Qualidades que nos da orgulho de sermos Brasileiros,mas deixamos a desejar sobre a qualidade do nosso meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela participação, Antônio!

    Nós concordamos, de certa maneira, que é importante transformar questões crucias em lei a coleta seletiva. Mas, essa ação está longe de resolver a situação em nossa opinião. Veja, nós temas uma legislação ambiental considerada como uma das mais exigentes do mundo, nem por isso a conservação ambiental é prioridade para nós, para as empresas, para a sociedade civil organizada ou para os governos.

    De outro lado, meio ambiente já é um tema transversal na maioria das escolas brasileiras, e isso é um ponto positivo.

    Sobre as grandes catástrofes ambientais dos últimos dias, há ainda outros componentes como o desmatamento das matas ciliares e dos morros determinada pela ocupação desordenada, o fato de não termos serviços de alerta para essas situações, entre outras tantas questões.

    ResponderExcluir