Continuando a semana da competitividade para pequenos & notáveis meios de hospedagem vamos tratar hoje de inovação. Para isso, estudamos dois artigos encontrados em uma série dos melhores da renomada escola de negócios da Universidade de Harvard, e exemplificamos as idéias para o setor de PMHs.
O RISCO É O CUSTO - Hal Plotkin
Diga aos seus funcionários o que fazer, muito mais do que o que não fazer.
Em termos de processos de inovação isso significa incentivar sua equipe a assumir alguns riscos controlados. Em um pequeno meio de hospedagem esses riscos controlados podem ser, por exemplo, a criação de pacotes promocionais de duas diárias em finais de semana de meses historicamente de baixa ocupação, em que a lucratividade esteja condicionada a uma alta taxa de ocupação. Para aumentar a chance de sucesso esses pacotes podem estar vinculados ao seu programa de fidelidade, a um regime de pensão completa com um chefe de cozinha renomado, ou a passeios turísticos prestados por operadora de receptivo parceira.
Podem de outro lado, ser inovações mais simples e com risco menor, como a utilização de um fruta exótica do seu bioma para fazer um dos sucos do café da manhã, a utilização de ingredientes locais em um quitanda conhecida, a contratação de um recreador, em determinado final de semana em que o número de famílias seja grande, entre outras tantas possibilidades.
A construção de um processo continuado de inovação em seu empreendimento determinará o surgimento de processos criativos em evolução por parte de sua equipe.
Segundo Plotkin, caso a inovação proposta envolva um risco financeiro, como uma nova campanha publicitária ou uma campanha promocional de diárias, decomponha a idéia em fases. Assim você pode controlar o risco financeiro, na medida em que pode abortar a inovação caso as primeiras fases se mostrem um erro.
INOVAÇÃO AMBIDESTRA – Loren Gary
Não faça como a maioria das empresas que está esperando a próxima grande idéia, invista no desenvolvimento do processo de inovação, e o transforme em uma competência essencial de sua equipe.
Outra questão que você deve estar atento é a de estabelecer as diferenças entre uma idéia que objetiva melhorar um determinado aspecto do seu pacote de serviços e outra que propõe um novo aspecto do seu pacote de serviços. A primeira é chamada de incremental, porque melhora ou incrementa o serviço.
A segunda é chamada arquitetural, porque inclui um novo aspecto na estrutura do seu pacote de serviços.
A segunda é chamada arquitetural, porque inclui um novo aspecto na estrutura do seu pacote de serviços.
As idéias incrementais tendem a ser mais pragmáticas, geralmente possuem um menor risco e são menos complexas para operacionalizar, ao contrario das arquiteturais. Por isso é importante estabelecer processos diferentes de inovação, embora utilizando a mesma equipe, para que se compreenda a importância das duas.
Para compreender melhor a diferença entre as duas e destacar a importância dos processos diferentes, vamos usar dois exemplos.
Aumentar o número de itens do café da manhã é uma idéia incremental, porque melhora o seu pacote de serviços, mas não cria um novo aspecto ou no serviço. Sua equipe, liderada por você, deverá estudar as preferências de seus hóspedes, o custo do café da manhã tal como está hoje, os itens que devem preferencialmente ser incluídos e suas alternativas, as projeções de custo para cada alternativa ou composição de itens, o valor a ser acrescido à diária, etc.
De outro lado, decidir servir almoço ou jantar, incluído ou não no preço da diária, é um idéia arquitetural, porque inclui no seu pacote um novo serviço. Para esta idéia, mais transformadora, complexa, e com risco maior, os estudos que sua equipe e você deverão fazer são também mais complexos e exigem processos mais abertos e inovadores de troca de idéias e de experimentação.
Além de compreender a demanda dos hóspedes, e de outros turistas da cidade (se você for abrir o restaurante não só para os hóspedes), você provavelmente deverá fazer reformas e equipar melhor sua cozinha, possivelmente contratar outros funcionários, talvez aumentar ou reformar o espaço destinado ao café da manhã, entre outras tantas melhorias e implementações.
Por isso, é necessário estabelecer processos diferentes para o desenvolvimento de idéias incrementais e arquiteturais. Você pode fazer isso, determinando reuniões diferentes para discutir cada tipo de idéia. Pode também, se tiver uma equipe maior, separar as funções, ou talvez entender que para o seu negócio e para sua equipe seja interessante discutir os dois tipos de idéias simultaneamente. Esteja atento, contudo, para que sua equipe não tome gosto apenas por um tipo de idéia, porque assim você maximiza as possibilidades de seus processos de inovação.
FONTE: Implementando a Inovação. Série Gestão Orientada para Resultados. Harvard Business School. Publicado no Rio de Janeiro pela Editora Elsevier em 2007.
Loren Gary é editor da revista Compass, do Centro para Tecnologia, Estratégia e Administração da Escola de Negócios Haas, da Universidade da Califórnia.
Hal Plotkin é escritor e editor. Ex-editor da Revista do Empreendedor do Ano. Atualmente escreve uma coluna para o San Francisco Chronicle’s.
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