quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Semana da Competitividade - Decisões Inteligentes


A tomada de decisões assertivas em um negócio é um dos maiores desafios de qualquer empresário e influencia direta e incisivamente a competitividade do empreendimento. Pensando nisso estudamos um artigo que trata sobre como tomar decisões mais inteligentes, também encontrado em uma série dos melhores da renomada Harvard Business School.

ADMINISTRAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIA – Jeffrey Pfeffer e Robert Sutton

A administração baseada em evidência significa, segundo os autores, de maneira simplificada, o desafio de basear as decisões no conhecimento mais recente daquilo que realmente funciona.

Portanto, ao invés de se utilizar de técnicas corriqueiras e imperfeitas, na própria experiência ou em informações sobre outras empresas, o empresário, que administra com base em evidências, toma decisões depois de identificados e analisados dados e informações que indicam a possibilidade de acerto de tal decisão, e em seguida avalia se a decisão foi correta.

Para conseguir adotar a administração baseada em evidência em uma empresa, o primeiro passo a ser adotado pelo empresário é observar falhas em decisões baseadas em outras coisas que não em evidências. Sua experiência profissional talvez seja a primeira dessas influências que por vezes pode gerar resultados ruins. Portanto ainda que a administração de uma empresa seja, em suma, uma atividade aprendida por meio da prática e da experiência, deve-se procurar incessantemente novos conhecimentos e insights dentro e fora da empresa para melhorar suas habilidades e aumentar seus conhecimentos e assertividade de suas suposições.

Outra questão que precisa ser observada é o benchmarking, porque embora seja importante estudar os negócios de seus concorrentes e implantar mudanças com base nas melhores práticas do mercado, não adianta apenas ser um copiador. É preciso analisar porque tal processo ou serviço funciona com seu competidor, e se ele realmente se aplica ao seu negócio.

Outra questão a ser observada está no quanto você deixa suas crenças ou modismos do mercado influenciarem seus processos decisórios, mesmo que não se apliquem a seu negócio, ou que você tenha avaliado a real contribuição para o seu negócio.

Finalmente, você deve perceber que o especialista para o qual você colocar um problema irá, via de regra, indicar uma solução com a qual tem maior familiaridade, experiência e habilidade, mas que nem sempre é a mais adequada para a situação em questão. Assim se você discutir com seu gerente de marketing ou a um amigo que trabalha com marketing como aumentar a lucratividade de seu negócio, ele dirá que você precisa aumentar a taxa de ocupação, a partir de promoções e campanhas publicitárias. De outro lado, se fizer a mesma pergunta para alguém que trabalha no departamento financeiro ele irá te dizer que você precisa diminuir custos fixos e aumentar o faturamento.

Então, mãos à obra. Pare de tomar decisões com base apenas no feeling, na opinião de terceiros ou no que todo mundo está fazendo, e comece a pesquisar o seu negócio. Descubra como seus clientes chegam até você e invista nos canais de comunicação e distribuição mais eficientes. Descubra o que seus clientes gostam de comer no café da manhã e tenha sempre os melhores e mais frescos destes produtos. Identifique quais são seus maiores mercados consumidores e invista em promoções e campanhas publicitárias neles. Identifique se há problemas de comunicação e/ou de distribuição em mercados consumidores pouco importantes para o seu negócio e experimente soluções.

Você conseguirá administrar sua empresa com base na evidência, principalmente se passar a se comprometer com os seguintes comportamentos.

1. Pare de tratar idéias antigas como se fossem novas.

2. Desconfie de idéias e estudos pioneiros.

3. Exalte e desenvolva a inteligência coletiva.

4. Realce as desvantagens e as virtudes.

5. Use as histórias de sucesso (e de fracasso) para ilustrar práticas confiáveis, mas não em lugar de um método valido de pesquisa.

6. Adote uma postura neutra com relação a ideologias e teorias.

Conte-nos sobre como você desenvolve os processos de tomada de decisão em sua empresa e qualifique os nossos estudos.



FONTE: Decisões Mais Inteligentes. Série Harvard Business Review Compacta. Harvard Business School. Publicado no Rio de Janeiro pela Editora Elsevier em 2008.

Jeffrey Pfeffer é professor titular de comportamento organizacional da Escola de Negócios de Stanford, na Califórnia.

Robert I. Sutton é professor da ciência da administração e engenharia da Escola de Engenharia de Stanford, onde também é co-diretor do Centro para o Trabalho, Tecnologia e Organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário