segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Crowdsourcing. Sua comunidade solucionando seus problemas.

Quais são os maiores interessados em qualificar seus serviços e produtos? Seus hóspedes? Se você entende que sim, eles são ouvidos quando você pretende fazer uma reforma, incluir ou alterar novos serviços?

Utilizando o alcance extraordinário da Internet, cada vez maior em função da disseminação da banda larga, do 3G e dos smartphones, algumas empresas têm utilizado os conhecimentos e as habilidades de seus clientes para desenhar produtos e serviços inovadores e adequados as suas próprias necessidades e desejos.

Esse processo é chamado decrowdsourcing, que significa o ato de demandar tarefas que, tradicionalmente, sãorealizados por funcionários ou por empresas terceirzadas,para um grupoindefinido de pessoasou uma comunidade.

Segundo Sandra Turchi, Diretora de Marketing da Boa Vista Serviços, um dos maiores casos de sucesso no Brasil foi a criação do carro ‘Fiat Mio’, lançado no último salão do automóvel, em 2010, projeto que obteve mais de 10,6 mil idéias enviadas e mais de 17 mil participantes.

Crowdsourcing, no entanto, não é utilizado somente na concepção de produtos e serviços, mas também na adoção de melhores técnicas e práticas de gestão de empresas, solução de problemas operacionais, definição de estratégias, entre outros desafios recorrentes.

Um portal chamado Battle of Concepts, propõe desafios a estudantes, inclusive no Brasil, cujo foco é a busca de novas soluções, produtos ou processos mais eficientes para empresas que oferecem R$ 15 mil em prêmios, distribuídos para as melhores idéias. Em um ano, doze empresas lançaram batalhas, entre elas Philips, Ambev, Natura e Tecnisa.

Em um pequeno meio de hospedagem, a utilização de sua comunidade de hóspedes e outros interessados na melhoria de seus serviços e de sua gestão, não precisa de uma plataforma eletrônica desenvolvida especialmente para a colaboração. Você pode fazer isso em seu blog, ou mesmo via email, ou até em formulários que os hóspedes preencham a mão.

Sem dúvida, você obterá, a partir de sua comunidade, idéias criativas e valiosas dicas para a qualificação dos produtos e serviços oferecidos pelo seu pequeno e notável meio de hospedagem.

É possível também, que sua comunidade tenha especialistas em diferentes áreas, que podem te fornecer interessantes soluções para problemas na sua gestão ou para melhoria de processos e procedimentos do seu PMH.

Faça comentários no blog ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br).

Se estiver trabalhando nas redes socais, siga-nos no Twitter e seja nosso amigo no Facebook.


1. Definição de crowdsourcing da wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário