terça-feira, 1 de março de 2011

Um negócio maduro tem uma política comercial clara e adequada ao negócio.

Albano Marques é um hoteleiro formado na tradição da antiga hotelaria européia, foi manager de uma série de hotéis na Europa e no Brasil e escreveu um livro bastante aplicado à realidade chamado Manual de Hotelaria: políticas e procedimentos.

Vamos utilizar hoje, uma parte de seu capítulo que trata sobre o departamento comercial, no intuito de compreender a importância de uma política comercial clara, a partir do que Albano Marques caracteriza como diárias especiais.

Como diz o próprio hoteleiro, as informações que apresentaremos aqui são um sinalizador para um estudo que deve ser feito, a partir das características de cada negócio.

DIÁRIAS ESPECIAIS

Comercial: diárias para empresas com movimento de 1 a 15 diárias mensalmente.
Empresarial: diárias usadas para casos especiais de clientes individuais assiduos, que não tenha outro desconto.
Eventos: diária aplicável na realização de eventos com grande número de hóspedes.
Frequent user: diárias para empresas com movimento de 1 a 15 diárias mensalmente.
Heavy user: diárias para empresas com movimento de 15 a 30 diárias mensalmente.
Heavy heavy user: diárias para empresas com movimento de 30 a 60 diárias mensalmente.
Final de semana: diária praticável de sexta a domingo ou de sábado a segunda, ou quando não haja feiras, convenções ou eventos na cidade.
Promocional: diárias estabelecidas para perídos de pouca ocupação prevista, ou quando não haja feiras, convenções ou eventos na cidade.

Nestes dois últimos períodos, a diária promocional deve ser oferecida, sem outra solicitação aos hóspedes walk-in (balcão) e às solicitações de preço por telefone, email e redes sociais. Sem outra solicitação significa que o setor responsável não deve esperar que o potencial hóspede solicite uma tarifa especial, mas fazer com que o valor seja oferecido como um procedimento padrão.

Em pequenos e notáveis meios de hospedagem localizados em grandes cidades, esta política deve ser customizada em termos do número de UHs e da frequência de profissionais de empresas que se hospedam.

Já em PMHs localizados em destinos identificados com turismo de lazer as tarifas promocionais, obviamente, serão oferecidas em dias de semana, normalmente de domingo a quinta.

Segundo Albano Marques "uma boa política comercial é a base para uma boa gestão para garantir resultados satisfatórios e para a continuidade da empresa, através da solidificação dos laços de confiança e amizade estabelecidos com seus clientes (...) Nessa linha de pensamento, as decisões de vendas de cada unidade devem ser coerentes e explicáveis, sem o que comprometerão a credibilidade que se pretende passar aos seus clientes".

O Manual de Hotelaria: políticas e procedimentos é um excelente instrumento para o gestor de um pequeno e notável meio de hospedagem. Procure por ele em e veja como pode te apoiar no seu perente processo de gestão.

Utilizaremos esse livro como referência em outros posts ao longo deste ano.

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