As centrais de negócios objetivam unir empresas em grupos e com isso aumentar o seu poder de compra, seu poder de venda, de marketing integrado, entre outros. Embora permanecam independentes, atuam sob uma bandeira que representa o grupo, com vistas a conquistar seus mercados de forma mais planejada, consistente e fortalecida, fazendo valer sua força de conjunto. Assim, por meio da união de forças as empresas superam dificuldades e incrementam oportunidades, gerando benefícios para todos.
Para o SEBRAE, a central de negócios é uma entidade formada por empresas, de base associativa, voltada para a busca de soluções conjuntas de interesse econômico, com foco no mercado em que atuam. É uma ação decorrente de um processo coletivo, com o objetivo de promover e ampliar o acesso a mercados.
Na organização de uma central de negócios existem desafios complexos, como em qualquer organização ou empresa, e um deles, que queremos destacar aqui, é a necessidade premente de a central medir seu desempenho e apresentar os resultados da medição aos empresários parceiros.
Essa medições devem investigar as variáveis que são mais importantes para aquele negócio. Digamos que, uma central de negócios de pequenos meios de hospedagem, tenha montado uma central de reservas. É fundamental que a central elabore relatórios regulares mostrando o número de consultas realizadas por clientes potenciais versus o número de reservas realizadas; também a porcentagem de reservas realizadas para cada categoria de PMH (ex: econômico, standard e luxo); os períodos de alta e baixa consulta; os valores gastos com telefone versus o faturamento médio de reserva; entre outras variáveis.
Avaliar indicadores de desempenho aumentarão as chances de que os empresários formadores da central tenham condições de avaliar os resultados alcançados com a parceria, possam propor melhorias e avaliar as estratégias empregadas.
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