quarta-feira, 23 de março de 2011

Idéias inovadoras, a partir de antigos costumes.

Interior de um dos mercados
da Food Coop
No bairro do Brooklin, em nova York, um grupo de pessoas se reuniu para resolver um problema e acabou por criar uma solução altamente inovadora, alinhada com os princípios mais modernos de sustentabilidade, sob qualquer ponto de vista, socioeconomico, ambiental ou cultural.

Como tinham pouca oferta de produtos alimentícios de qualidade, frescos, para os quais tivessem segurança sobre a procedência e as práticas de cultivo, esse grupo de pessoas resolveu montar um supermercado sem fins lucrativos, gerenciado por uma cooperativa, na qual somente os cooperados poderiam comprar os produtos, e ainda serem eles próprios os funcionários do negócio, trocando cerca de um dia de trabalho por mês por descontos entre 20 e 40% nas compras.

É uma idéia genial ou não é?

Parece que sim, porque hoje a cooperativa tem cerca de 14.000 membros, todos eles com voz ativa na decisão sobre o planejamento e as decisões sobre o futuro da Park Slope Food Coop e ainda tendo a oportunidade de saber de onde vem seus frutas, legumes, hortaliças e verduras e como são cultivados, gastar muito menos do que antes e ter aulas de culinária de graça com chefes especializados em diferentes tipos de cozinha.

Não seria um absurdo pensar em uma rede como essa envolvendo pequenos meios de hospedagem, restaurantes, bares e similares de um destino turístico, não é mesmo?

------------

As postagens desse blog tem contribuido para a gestão do seu negócio?

Faça comentários no blog ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br) sugerindo assuntos, temas e sítios eletrônicos para qualificar a nossa pesquisa.

Se estiver trabalhando nas redes socais, siga-nos no Twitter e seja nosso amigo no Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário