segunda-feira, 21 de março de 2011

Reciclagem de embalagens longa vida

Entregue embalagens longa vida
para reciclagem
A Tetra pak, gigante das embalagens longa vida, disponibilizou em seu sítio eletrônico na Internet um serviço de busca de locais para entrega de embalagens longa vida para a reciglagem.

A busca, baseada no Google Maps, é muito simples, constantemente atualizada, e traz informações de inúmeros postos de coleta, separados por categoria.

Você pode buscar por todas os tipos de postos de coleta ou selecionar somente aqueles que são mais adequados para você.

Se o seu PMH está em um destino longe de capitais ou de cidades maiores, monte um pequeno galpão para guardar suas embalagens até que tenha um volume que compense a viagem. Estabeleça parcerias com outros PMHs do seu destino quando você não tiver um espaço adequado ou mesmo para fazer um frete até o ponto de coleta mais próximo.

Para viajar pela rota da reciclagem do sítio da Tetra Pak, leia a explicação sobre os tipos de pontos de coleta. Boa parte deles faz a coleta ou a compra de outros tantos materiais recicláveis como PET, outros tipos de plástico, alumínio, entre outros.

PEV Ponto de Entrega Voluntária - estão marcados no mapa em vermelho. São os locais que recebem embalagens longa vida (entre outros materiais) para serem enviados à reciclagem. É o primeiro passo do processo, onde o material doméstico (pouco volume) geralmente é entregue. Boa parte das cidades já conta com estes postos, onde as pessoas podem depositar diretamente o material que separaram em casa.

Cooperativas - estão marcados no mapa em verde. São iniciativas sociais que trabalham com a coleta e triagem do material reciclável (inclusive embalagem longa vida) para beneficiamento e envio aos recicladores. A maior parte do material coletado vem do trabalho dos catadores cooperados ou dos programas de coleta seletiva municipais.

Comércios - estão marcados no mapa em amarelo. São os locais que compram material longa vida (e outros materiais recicláveis) para beneficiamento e envio aos recicladores. Eles adquirem o material, geralmente em grande quantidade, principalmente das cooperativas. Após a fase da coleta, as embalagens longa vida, já enfardadas, são enviadas às empresas recicladoras, que vão se encarregar de separar os elementos que compõem as embalagens e transformá-los em matéria-prima para uma série de aplicações.

------------

Faça comentários no blog ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br).

Se estiver trabalhando nas redes socais, siga-nos no Twitter e seja nosso amigo no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário