domingo, 20 de março de 2011

Semana da Segmentação. Turismo rural.

Turismo rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.

Com esta definição do Ministério do Turismo, em suas Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural no Brasil, podemos compreender como desenvolver negócios e destinos turísticos identificados com o segmento.

Quando fala em meio rural pressupõe a produção e o trabalho familiar, a paisagem, a biodiversidade, o modo de vida, a cultura comunitária e a identificação com os ciclos da natureza. Do comprometimento com a produção agropecuária envolve, mesmo que não seja desenvolvida em escala comercial, as práticas sociais e de trabalho, o ambiente, os costumes e tradições, aspectos arquitetônicos, artesanato, e o modo de vida considerados típicos da

Perfil do consumidor de turismo rural
Segundo estudos do Ministério do Turismo, embora não em dados estatísticos, mas com a contribuição de profissionais do segmento, o consumidor de turismo rural

é morador de grandes centros urbanos;
possui entre 25 e 50 anos;
é casado e viaja com filhos e/ou amigos;
possui ensino médio e/ou superior completo;
descolca-se em automóvel particular, em uma raio de até 150 km do núcleo emissor;
faz viagem de curta duração, em fins de semana e feriados;
organiza suas viagens independentemente;
tem na Internet e nos parentes e amigos sua principal fonte de informação para preparação da viagem;
aprecia a culinária típica;
valoriza produtos autênticos e artesanais;
compra produtos agroindustriais e/ou artesanais.


------------

Faça comentários no blog ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br).

Se estiver trabalhando nas redes socais, siga-nos no Twitter e seja nosso amigo no Facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário