quinta-feira, 7 de abril de 2011

Se os gigantes estão fazendo deve fazer sentido.

A imensa maioria dos especialistas em comunicação e assessoria de imprensa, consultores em gestão de negócios, empresários e outros tantos interessados falam já há alguns anos que investir em responsabilidade social e ambiental, além de um compromisso com a sociedade ou um estilo de faze negócios, é também um forte

Mas nem sempre é fácil encontrar números que demonstram como empresas tem investido em fazer cumprir sua política de responsabilidade social e ambiental.

Encontramos um artigo,  já velhinho, de fevereiro de 2010, do prestigioso New York  Times, tratando sobre uma mudança substancial de estratégia de marketing da Pepsi que corre nesse sentido. Clique para a acessar a matéria completa em inglês.

A PepsiCo desenvolveu e vem executando, desde então, uma audaciosa campanha chamada de Pepsi Refresh Project, uma brincadeira com o refrescar do refrigerante, mas que também implica na mudança por qual a sociedade deve passar nos próximos anos.

O projeto orçado em U$ 20 milhões, que utiliza com ênfase as redes sociais para disseminar informações e mobilizar seus consumidores, tem um sítio eletrônico no qual qualquer pessoa pode indicar uma ação ou projeto que possa utilizar uma parte desses recursos para "refrescar" ou apoiar mudanças positivas em comunidades, arte e música, e educação.

Até agora os refresh projects determinaram mudanças positivas em 36 parques, 74 escolas, e 200 comunidades.

A mudança na estratégia de marketing da PepsiCo é tão significativa, que a empresa deixarou, pela primeria vez em 23 anos, de investir no maior evento esportivo televisionado dos EUA, o Superbowl, que é a final do campeonato de futebol americano. O minuto de televisão do Superbowl é o mais caro de toda a programação televisa dos EUA, porque dezenas de milhões de norte americanos estão ligados no evento.

Agora, você deve estar se colocando a pensar, será que é bacana engajar meus hóspedes na definição de quais ações ou projetos devo apoiar para estabelecer uma mudança positiva no destino?

E ainda, será que é interessante que eu tire um pouco da minha verba destinada ao marketing para fazer isso? Perceba que o conceito da PepsiCo não é, como comum em muitas outras empresas, estabelecer uma relação direta entre novas compras e o investimento em responsabilidade ambiental e social, está fazendo isso a despeito da contra partida de seus consumidores.

Para ver outras matérias sobre o assunto (em português) visite os sítios do Mundo do Marketing e da ComAtitude.

Ah, já iamos esquecendo. Sabe em quantos páginas na Internet você pode acessar notícias em português sobre esse projeto? Segundo o Google, em 2.420. Isso que é uma boa mídia espontânea, não?


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Um comentário:

  1. Prezados

    Adotar a sustentabilidade como parte do negócio traz pelo menos 30 benefícios para a empresa. Destes, 28 são tangiuveis (mensuráveis economicamente) e apenas dois são intangiveis - entre eles a tal midia expontanea. Duvida? Então leia http://www.ruscheleassociados.com.br/2009/09/trinta-maneiras-de-aumentar-o-lucro-da-sua-empresa-sendo-bonzinho-com-as-pessoas-e-o-meio-ambiente/
    Abraços
    Rogerio Ruschel- 22 anos trabalhando com consultoria de marketing e comunicaçãoo especializado em sustentabilidade

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