quarta-feira, 6 de abril de 2011

Estratégia não é fazer a mesma coisa melhor.

Para Michael Porter, considerado o pensador e consultor de maior autoridade no mundo em termos de gestão estratégica e competitividade de negócios, "estratégia é o que torna uma empresa diferente e que portanto permite que estabeleça uma vantagem competitiva. É encontrar uma forma diferente para a empresa entregar valor aos seus clientes".

Seguindo a linha do que ele diz, em um destino em que os meios de hospedagem não estabelecem diferenças em seus produtos e novas formas de entregar valor aos seus clientes, o que em consequência determina vantagens competitivas, as empresas irão competir pelas mesmas fatias de mercado, portanto em uma concorrência destrutiva.

Nesse mercado as empresas irão gravitar sua "não estratégia" em termos de preço.

Para que sua empresa possa sair dessa força gravitacional, é preciso compreender como funciona o mercado, e também pensar sobre o que influencia decisivamente na lucratividade das empresas do mercado, e ao entender essas questões, finalmente desenvolver o conhecimento e a estratégia necessários para aprimorar sua posição no mercado.

Em Pirenópolis, um destino goiano no entroncamento entre Goiânia e Brasília, um empresário montou um pequeno meio de hospedagem há poucos meses. Em um destino que tem cerca de 120 PMHs, e que ainda luta com uma alta sazonalidade e muito pequeno fluxo turístico internacional, era de se supor que o negócio demorasse consideravelmente a engrenar.

Engano de quem não observou que o empresário estabeleceu uma série de vantagens competitivas, o que resulta nesse momento em uma taxa de ocupação e lucratividade próxima a de seus mais próximos competidores.

Num mercado em que poucos PMHs investem em redes sociais, o inovador empresário faz anúncios mensais. Em um destino em que praticamente todos os PMHs oferecem café da manhã, e o fazem em sistema de buffet, a cozinha do PMH diferente, funciona até as 18:30hs e o hóspede pode escolher quando e o que comer. Quando a maioria das UHs de seus competidores são do mesmo tamanho e tem os mesmos serviços e conforto, possui três categorias diferentes de UH, embora tenha apenas 09 quartos. Mas não para por aí. São uma série de outras vantagens competitivas.

Como surigiu essa esrtatégia? Benchmarking em PMHs de outros destinos, alguns anos morando em Pirenópolis e observando com cuidado o mercado e seus competidores e uma boa dose de criatividade.

O vídeo de Michael Porter é bacana para deixar a criatividade aflorar e pensar um pouco mais sobre o seu mercado, o que influencia a lucratividade e suas possíveis vantagens competitivas.






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