terça-feira, 5 de abril de 2011

Sua empresa continua a ser aquilo que você mede.

Fazer consistentes e regulares pesquisas com seus hóspedes reais é mais importante do que fazer pesquisa de mercado.

Dizem isso, o guru de gestão de empresas Peter Druker, e Jaynie Smith, consultora internacional em inteligência competitiva, da qual já emprestamos alguns conhecimentos para tratar do tema.

Segundo Simth, as empresas, via de regra, falham ao fazer a tarefa de casa de compreender o que realmente importa para seus consumidores, e falham também em verificar com esses mesmos consumidores se as inovações que pretendem propor estão de acordo com seus interesses e necessidades. Essas falhas acontecem, segundo a consultora, em empresas pequenas, médias, grandes ou conglomerados.

Falham também em fazer com que seus consumidores conheçam suas inovações, mesmo depois de verificada a importância da inovação como vantagem competitiva.

Diferentemente do que propusemos ontem, no entanto, Smith propõe que a pesquisa com seus hóspedes seja feita por terceiros. Isso porque, segundo a consultora, seus consumidores atuais, com os quais você estabelece, muitas vezes, um relacionamento, não irão te dizer a verdade sobre o seu negócio.

Segundo Smith, alguns estudos demonstram que quando os consumidores de um determinado produto é entrevistado por terceiros o critério “preço”raramente aparece entre os três primeiros. Quando é a própria empresa quem faz a pesquisa, preço é quase sempre está no topo. Isso, porque os consumidores quando em um contato com a empresa de que são clientes sempre querem fazer negócio. Ao contrario quando emitem uma opinião sobre a empresa para terceiros, dizem a verdade.

Com o alerta “Não tente isso em casa”, Smith propõe que a pesquisa com seus hóspedes deve ser feita por uma empresa especializada, que tenha um bom portfólio e que fará um questionário customizado para o seu negócio.

Para ela, um questionário construído inadequadamente irá destruir todo o esforço e corromper a idéia original.

Ninguém nunca disse que criar e fazer a gestão de um negócio seria fácil, não é mesmo?

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Você já tem um sistema de avaliação da satisfação de seus hóspedes?

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