segunda-feira, 20 de junho de 2011

A experiência do internauta

O Portal HSM publicou uma matéria interessante sobre os portais de internet do setor de turismo brasileiro.

Essa matéria faz referência a uma pesquisa que investigou as seguintes questões:

a) Quando vocês navegam por sites turísticos, quais elementos (estímulos) mais chamam a atenção?

b) Quais são as características preferidas e preteridas nestes elementos (estímulos)?

c) Quais sentimentos (respostas afetivas) são suscitados quando vocês deparam com estes estímulos?

A pesquisa foi feita em 2002, portanto as informações estão defasadas, mas é interessante ver como a tecnologia avança a passos largos e faz com que as empresas inovadoras estejam sempre um passo a frente em termos de competitividade.

Vídeos, por exemplo, que, hoje, estão disponíveis em boa parte dos sítios eletrônicos, não foram considerados relevantes, pois geralmente são lentos (demoram a estarem disponíveis) e não agregam valor a experiência on-line. Provavelmente com a disseminação da banda larga e a consequente rapidez do carregamento dos vídeos, atualmente, teríamos uma avaliação diferente.

Sobre textos, veja que conclusões interessantes: as informações mais relevantes são as relacionadas à hospedagem (hotéis e pousadas), sendo que os participantes buscam conhecer os estabelecimentos de forma detalhada, inclusive, desejam obter acesso aos preços. Além do estabelecimento onde ficarão hospedados, querem informações sobre todas as opções de entretenimento (passeios, restaurantes, pontos turísticos), informações históricas da localidade e também mapas de localização.

Entre as informações consideradas indesejadas encontram-se aquelas que se referem às propagandas em geral. Os participantes mencionaram que janelas pop-up que surgem inesperadamente durante a navegação para informar o internauta sobre promoções são extremamente desagradáveis.

Além do fato dos participantes não tolerarem os conteúdos voltados a campanhas promocionais, preferindo sites que contenham apenas informações objetivas e completas, observou-se também a relevância da fidedignidade das informações, disponibilizadas nos portais. Eles enfatizaram que estas precisam ser confiáveis, no sentido de corresponderem ao que será encontrado no local. Os participantes mencionaram também que seria importante imprimir o material consultado no site num formato de guia, a fim de que pudessem levá-lo nas viagens.


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