quinta-feira, 16 de junho de 2011

Segmentação no Google Anlytics

Como estão suas análises de comportamento dos visitantes do seu sítio eltrônico? Seus relatórios tem dado informações consistentes e subsidiam sua tomada de decisão em termos de marketing?

Se você mesmo está encarregado disso, delegou a função a alguém da sua equipe ou contratou uma empresa especializada, certamente está usando uma ferramenta como o Google Analytics.

Se esse ainda não é o caso, clique aqui para conhecer as possibilidades dessa sensacional ferramenta gratuita da Google.

Google Analytics Avançado - Segmentação

Se você já utiliza o Google Analytics, mas quer aprimorar seus relatórios e compreender melhor as origens de tráfego para o seu website, em que cidades seus anúncios digitais estão funcionando, se aquela campanha de rádio gerou um bom movimento para o seu website, entre outras tantas informações, você precisa segmentar entender como "criar segmentos avançados".

Não encontramos um bom vídeo em português explicando como fazer isso. Se você compreende bem inglês, tome um tempo emprestado para ver com atenção o vídeo ao final da página.

Mas, como a maioria das ferramentas do Google Analytics, a segmentação é simples e auto explicativa. Clique em painel de controle e veja no canto superior direito o botão segmentos avançados.

Clique na seta e veja que já existem alguns segmentos padrão criados pela Google. A partir do momento que criar os seus eles aparecerão na caixa ao lado. São chamados de segmentos personalizados.

Então, vamos a criação de um segmento personalizado. Clique em criar um segmento avançado. No canto esquerdo vão aparecer as possíveis variáveis. Você só precisa clicar na que você quer e arrastar para o quadro pontilhado.

Digamos que você quer saber se aquele anúncio que você fez em uma determinada rádio de São José do Rio Preto, que é uma cidade vizinha ao seu destino, deu resultado. Como você informou o seu sítio eletrônico, clique em origens de tráfego e arraste a variável origem para dentro do quadro pontilhado e escolha na seta de rolagem o seu endereço eletrônico.

Agora, clique em adicionar instrução "and", clique em visitantes e arraste a variável cidade para dentro do quadro pontilhado que você acabou de criar. Pronto, agora você pode testar o segmento personalizado e nomeá-lo, por exemplo, como Rádio SJR Preto.

Volte ao painel de controle, escolha o intervalo de datas que corresponde ao seu anúncio e você verá quantas pessoas visitaram o seu sítio eletrônico, a partir de São José do Rio Preto, digitando diretamente na barra de rolagem o seu endereço e naqueles dias específicos da campanha.

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Essa é uma informação mais qualificada do que as que você estava acostumado a gerar nos seus relatórios do Google Analytics?

Compartilhe conosco suas experiências no Analytics ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br) sugerindo assuntos, temas e sítios eletrônicos para qualificar a nossa pesquisa.

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Segmentation in Google Analytics from ian lurie on Vimeo.

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