quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tá preparado?

Seu potencial cliente escolheu o seu destino. Para chegar nessa decisão, avaliou sua política de sustentabilidade, os benefícios diretos causados por essa política, a importância da unidade de conservação da qual você é vizinho e o fato de que quase 100% do esgoto do seu destino é tratado.

E agora? Ele está preparado para contribuir com esses benefícios?

_______________

Depois de escolher o destino da sua viagem, prepare-se para novas experiências sem afetar o bem-estar do lugar. Quanto mais você souber sobre sua região, sua cultura e as tradições de seu povo, melhor será sua vivência no local.

Fique alerta para os cuidados que você deve ter e pesquise até não poder mais. Na Internet, busque o nome do lugar junto com as palavras e expressões como degradação, resíduos, lixo, impacto do turismo, exploração sexual infantil, espécie ameaçada e outras.

Também procure aspectos positivos, associando o destino a palavras e expressões como sustentável, ambiental, biodiversidade, comunidade local e outras do vocabulário socioambiental e cultural.

Lembre-se de que, pela legislação brasileira, existem locais onde não se pode construir nada ou é necessária a licença dos órgãos ambientais para isso. Evite hospedar-se em instalações construídas em Áreas de Preservação Permanente (APPs), que são: beiras de rios, lagos e praias, topos de morros ou encostas muito inclinadas, restingas e manguezais, além de uma série de ambientes e ecossistemas frágeis.

Busque conhecer as Unidades de Conservação que permitem visitação, como parques, áreas de proteção ambiental, reservas de desenvolvimento sustentável, reservas particulares, entre outras. O seu interesse pelo contato com ambientes naturais favorece o trabalho de conservação desses espaços.

Saiba o máximo possível sobre os costumes e tradições locais e evite comportamentos que possam ser ofensivos à cultura local. Esteja certo do que pode ser considerado educado em termos de alimentação, valores e saudações. Aprender algumas expressões locais pode ajudar a se aproximar das pessoas de forma amigável.


________________________

O Passaporte Verde te ajudou a pensar sobre as comunicações que estabelece com seu público?

Faça comentários aqui ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br) sugerindo assuntos, temas e sítios eletrônicos para qualificar a nossa pesquisa.

Se estiver trabalhando nas redes socais conheça nossa página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário