quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vai pra onde?

O texto anterior do Passaporte Verde te ajudou? As informações do "vai viajar" se aplicam ao seu destino e ao seu pequeno meio de hospedagem?

Se sim, continue o estudo e veja a resposta para o "vai pra onde"?

Se não, reveja seus conceitos, implemente melhorias, influencie a gestão pública e dê bons exemplos para seus colegas empresários.

__________

Planeje sua viagem. Escolher corretamente o destino é o primeiro passo para torná-la mais sustentável.

Muitos paraísos turísticos brasileiros e mundiais sofrem com o turismo desordenado e irresponsável. Você sabia que são raros os ambientes naturais desconhecidos e que maior parte deles está ameaçada por nós, seres humanos? Por isso, reflita bem sobre os cuidados que você deve ter antes de juntar os amigos para visitar aquela comunidade tradicional, viajar para uma bela praia ou se aventurar por trilhas nas florestas.

Se você é um turista responsável e bem informado, ha hora de escolher o destino:

Certifica-se de que o destino oferece meios de transporte, acomodações, tratamento de lixo e esgoto e políticas mais sustentáveis, assim como respeito à cultura e à comunidade.

Procura sítios eletrônicos especializados em viagens responsáveis, que auxiliam turistas conscientes a escolher destinos não apenas bonitos, mas que permitam verdadeiras experiências de aprendizado e benefícios recíprocos para o viajante, como para as comunidades e o meio ambiente.

Está preparado para pagar um pouco mais pela viagem, se isso significar salários justos para quem vive na região, ou contribuir com recursos que possam ser revertidos para a proteção de áreas sensíveis e paisagens naturais.

Faz com que os seus gastos valham a pena escolhendo operadoras de turismo, pousadas e hotéis comprometidos com o desenvolvimento sustentável do município, que evitam danos ambientais e fazem usos mais eficientes dos recursos.

Prefere acomodações que tenham equipamentos eficientes, que permitam o uso racional da energia e da água.

Preocupa-se com as emissões de gás carbônico dos meios de transporte que utiliza.

Da preferência a prestadores de serviços, pois isso viabilizam o desenvolvimento econômico com distribuição de renda, dando mais oportunidade de inserção social para população da área visitada.

________________________

O Passaporte Verde te ajudou a pensar sobre o seu compromisso ambiental?

Faça comentários aqui ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br) sugerindo assuntos, temas e sítios eletrônicos para qualificar a nossa pesquisa.

Se estiver trabalhando nas redes socais conheça nossa página no Facebook.




Nenhum comentário:

Postar um comentário