segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Motivação

Profissionais com maior comprometimento e satisfação desenvolvem ações mais criativas e são mais eficientes no cumprimento de objetivos e metas.

Mas, antes de falar sobre isso, consegue imaginar como encontramos essa foto para ilustrar o artigo de hojte? Fazendo uma pesquisa no Google Images com a palavra motivação. O tag para essa imagem era self motivation, ou motivação própria.

Qualquer que seja a gestão da sua empresa não vai conseguir fazer com que os profissionais da sua equipe tenham motivação própria porque, obviamente, essa é uma força que depende do próprio indivíduo.

Mas você estabelecer uma atmosfera na sua empresa que permita aos profissionais de sua equipe a permanecer motivados.


- Clareza: Seja objetivo na hora de desenvolver estratégias ou projetos. Especifique com exatidão como cada equipe estará inserida dentro da nova estratégia ou do novo projeto.

- Planejamento: Desenvolva planos de gestão de pessoas que estejam devidamente alinhados às estratégias e à cultura da empresa.

- Simplicidade nos processos: Proporcione facilidades operacionais para que o funcionário possa desempenhar seu trabalho com tranquilidade, como sistemas tecnológicos intuitivos e descomplicados de se operar.

- Interação: Mantenha diversos meios de comunicação interna para que o funcionário possa interagir e opinar sobre os processos da empresa.

- Remuneração: Ofereça um salário que esteja de acordo com o piso da categoria. Também ofereça benefícios que vão além do ticket refeição, como ginástica laboral; palestras motivacionais e educacionais;  programas de qualidade de vida; campeonatos esportivos; convênios para passeios e viagens; entre outros.

- Reconhecimento: Realize monitoria constante da performance dos funcionários e reforce seus pontos positivos. No caso de erros e falhas, aposte na crítica construtiva e nunca na frente dos demais funcionários.

- Crescimento: Proporcione oportunidades para que funcionário se desenvolva e possa crescer profissionalmente na sua área ou até migrar para outros departamentos.

- Harmonia: Proporcione um ambiente de trabalho agradável, leve, sem estresse, que faça com que o funcionário sinta prazer em estar na empresa.

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