Sua empresa é familiar? Então, hoje temos uma série de dicas de John Davis, professor e conferencista da Harvard Business School, para a gestão de sua empresa.
Davis será um dos conferencistas no Fórum HSM Family Business, no ano que vem. Segundo ele, negociar nesse âmbito, não é como negociar entre sócios sem grau de parentesco e também é diferente de negociações existentes entre familiares, fora do contexto empresarial.
Isso porque laços emocionais de longa data e relações de dependência pautam a vida dos membros de cada família, o que faz com que “essas características levam a uma forte lealdade e sensibilidade um com o outro, mas também a uma grande reatividade em suas interações”.
Caso queira ler todo o artigo do sítio eletrônico da HSM, clique aqui. Caso contrário aí vão as dicas do especialista.
1. Analise o espaço de negociação: “No caso de negócios familiares, muitas das partes afetadas por uma negociação, ou que possam ser afetadas, estarão próximas por muito tempo”, explica.
Davis será um dos conferencistas no Fórum HSM Family Business, no ano que vem. Segundo ele, negociar nesse âmbito, não é como negociar entre sócios sem grau de parentesco e também é diferente de negociações existentes entre familiares, fora do contexto empresarial.
Isso porque laços emocionais de longa data e relações de dependência pautam a vida dos membros de cada família, o que faz com que “essas características levam a uma forte lealdade e sensibilidade um com o outro, mas também a uma grande reatividade em suas interações”.
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1. Analise o espaço de negociação: “No caso de negócios familiares, muitas das partes afetadas por uma negociação, ou que possam ser afetadas, estarão próximas por muito tempo”, explica.
2. Não tente “vencer” o outro lado: Uma negociação bem-sucedida geralmente envolve o ganho mútuo de vantagens. Davis considera que com negócios de família, o ganho mútuo costuma ser uma meta mais frequente e um dos aspectos competitivos desse tipo de empreendimento.
3. Entenda interesses e perspectivas das demais partes: muitas pessoas enxergam as negociações como oportunidades de influenciar e persuadir, para conseguir o que querem, o que pode minar possibilidades de ouvir e de aprender com o outro lado.
4. Evite focar em um único assunto; identifique e negocie vários assuntos simultaneamente.
5. Discuta interesses, não posições: Davis aqui diferencia as duas coisas – por posição, entende aquilo que cada uma das partes demanda; por interesse, entende as razões por detrás dessa tomada de posição.
Compreende bem inglês? Então veja esse vídeo curto, mas elucidador sobre os desafios das empresas familiares.
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Os conteúdos apresentados nesse portal te inspiram e te ajudam a melhorar a gestão do seu pequeno negócio de hospitalidade?
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