sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

05 estratégicas para as empresas familiares

Sua empresa é familiar? Então, hoje temos uma série de dicas de John Davis, professor e conferencista da Harvard Business School, para a gestão de sua empresa.

Davis será um dos conferencistas no Fórum HSM Family Business, no ano que vem. Segundo ele, negociar nesse âmbito, não é como negociar entre sócios sem grau de parentesco e também é diferente de negociações existentes entre familiares, fora do contexto empresarial.

Isso porque laços emocionais de longa data e relações de dependência pautam a vida dos membros de cada família, o que faz com que “essas características levam a uma forte lealdade e sensibilidade um com o outro, mas também a uma grande reatividade em suas interações”.

Caso queira ler todo o artigo do sítio eletrônico da HSM, clique aqui. Caso contrário aí vão as dicas do especialista.

1. Analise o espaço de negociação: “No caso de negócios familiares, muitas das partes afetadas por uma negociação, ou que possam ser afetadas, estarão próximas por muito tempo”, explica.

2. Não tente “vencer” o outro lado: Uma negociação bem-sucedida geralmente envolve o ganho mútuo de vantagens. Davis considera que com negócios de família, o ganho mútuo costuma ser uma meta mais frequente e um dos aspectos competitivos desse tipo de empreendimento.

3. Entenda interesses e perspectivas das demais partes: muitas pessoas enxergam as negociações como oportunidades de influenciar e persuadir, para conseguir o que querem, o que pode minar possibilidades de ouvir e de aprender com o outro lado.

4. Evite focar em um único assunto; identifique e negocie vários assuntos simultaneamente.

5. Discuta interesses, não posições: Davis aqui diferencia as duas coisas – por posição, entende aquilo que cada uma das partes demanda; por interesse, entende as razões por detrás dessa tomada de posição.

Compreende bem inglês? Então veja esse vídeo curto, mas elucidador sobre os desafios das empresas familiares.




_______________

Os conteúdos apresentados nesse portal te inspiram e te ajudam a melhorar a gestão do seu pequeno negócio de hospitalidade?

Faça comentários no blog ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br) sugerindo assuntos, temas e sítios eletrônicos para qualificar a nossa pesquisa.

Se estiver trabalhando nas redes socais conheça nossa página no Facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário