A revista eletrônica Exame, da Editora Abril, publicou muito interessante matéria sobre a cultura da inovação, da qual já falamos aqui antes.
Segundo a matéria, estimular o trabalho coletivamente e tolerar erros fazem parte do processo de inovação, inclusive porque os mais inovadores em qualquer aspecto da sociedade erraram muito antes da eureka. O americano Thomas Edison, um dos maiores inventores de todos os tempos, levou anos e mais de mil tentativas para chegar à sua maior inovação, a lâmpada.
Não confunda inovação e novidade
Implantar uma coisa nova na empresa não significa que ela seja inovadora. “Inovação é diferente de novidade. As pequenas empresas têm muita sede de buscar coisas novas. Inovação é fruto de processos e nessas empresas eles nem sempre estão bem definidos”. Para não confundir, lembre-se que inovação parte do princípio de que existe um objetivo a ser alcançado. Para isso, existe um cronograma e pontos de checagem, que definem a direção e a velocidade certas para chegar ao resultado esperado.
Espalhe a inovação
Além de estar no DNA do empreendedor, a inovação precisa estar em todo canto da empresa.
Estimule a coletividade
Um ambiente de trabalho informal, claro e alegre é ponto positivo para que as pessoas se sintam estimuladas a inovar.
Saiba escutar
Quando o dono da empresa é também quem controla as decisões do negócio, pode ser difícil conseguir inovar
Tenha métricas de inovação
Mais do que seguir todas essas dicas, é preciso saber medir como isso afeta, de fato, o seu negócio.
_______________
Os conteúdos apresentados nesse portal te inspiram e te ajudam a construir uma atmosfera de inovação no seu pequeno negócio de hospedagem ?
Os conteúdos apresentados nesse portal te inspiram e te ajudam a construir uma atmosfera de inovação no seu pequeno negócio de hospedagem ?
Faça comentários no blog ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br) sugerindo assuntos, temas e sítios eletrônicos para qualificar a nossa pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário